segunda-feira, 6 de março de 2017

Ele assiste mesmo essas séries?



 
Outra pergunta que sempre fazem é se o Tiago realmente assiste Breaking Bad, True Detective e as outras séries sobre as quais fala nos vídeos. Para responder, terei que contar como tudo começou.

Bem, em casa nós não temos nenhum canal de TV. Nosso televisor só passa Netflix, e procuramos evitar ao máximo que o Tiago assista. Preferimos que ele ocupe seu tempo desenhando, pintando, ouvindo histórias, etc.

Alguns meses atrás começamos a, todas as noites, ler um livro antes de dormir. Um dos primeiros foi Ter Um Patinho É Útil, e durante várias noites ele sempre queria ouvir outra vez a mesma história. Ouviu tantas vezes que decorou todas as páginas.

Certo dia, sem saber do que brincar, e querendo evitar colocá-lo para assistir TV, sugeri a ele uma ideia: por que não fazíamos um vídeo dele contando a historinha do livro? E ele ficou muito animado!

Então armei o tripé, liguei a câmera e disse: “Vai, filho, pode começar a falar”. Sabe o que ele fez? Nada! Ficou quieto. 

Ele claramente queria gravar o vídeo, sabia toda a história do livrinho, mas não sabia como começar. Resolvi dar um empurrãozinho, e lhe falei: “Por que você não começa dando oi para o pessoal que está assistindo?”. E ele disse “Oi, pessoal, tudo bem?”, de um jeito muito fofo. 

Depois se calou novamente.

Resolvi continuar ajudando: “Agora fale o seu nome e diga que este é o seu quarto, e que você vai ler uma historinha antes de dormir”. A intenção era que só ele falasse no vídeo, mas bastaria eu cortar as minhas falas durante a edição, deixando apenas as dele. Então fui sugerindo outras frases e ele foi repetindo.

Achei que o vídeo fosse ficar ruim com tantos cortes, mas quando vi o resultado, fiquei surpreso. Imaginei que os amigos e familiares iriam gostar, então postei no Facebook, e logo começaram os elogios. Ficamos tão felizes que fizemos outros vídeos do mesmo jeito: eu dizia o que o Tiago poderia falar, e ele falava do jeitinho dele. 

Nos vídeos seguintes ele começou a se soltar mais. Minhas intervenções foram ficando cada vez menos necessárias e ele foi criando. Inclusive foi ele quem deu a ideia de fazer a receita do biscoito Star Wars, que ficou muito legal.

Como este vídeo fez sucesso, resolvi fazer uma receita baseada em Breaking Bad, porque nós já tínhamos a caneca do Heinseberg (que na verdade é do meu pai, o ‘vovoio’ do Tiago – e até hoje não devolvemos a ele!!!). Bem, era uma ideia maluca, que talvez as pessoas não gostassem pelo fato de ser com uma criança. As falas deste vídeo, é claro, foram criadas e ditas por mim. O Tiago apenas as repetiu.

O vídeo foi um sucesso, e por isso continuamos a fazer receitas inspiradas em séries, já que parecia uma ideia original, que nos deixava felizes e agradou muita gente. Portanto, para quem queria saber, o Tiago nunca assistiu a Breaking Bad nem outras séries que fala nos vídeos. O que ele gosta mesmo de ver são desenhos e programas para a idade dele, como Mister Maker e Júnior Express.

Algumas pessoas às vezes reclamam que preferiam o Tiago mais espontâneo, sem as frases das séries, “como era nos primeiros vídeos”. Mas a verdade é que nos primeiros vídeos ele sempre precisou de ajuda para falar. No do bolo de erva mate, por exemplo, ele apenas repetiu as frases que eu dizia para ele. 

Mas, como eu disse, a cada vídeo ele fica mais natural e inventa mais falas. E eu faço questão de não cortar nada do que ele cria, pois estas são as partes mais legais! E sempre que ele dá uma ideia para as gravações, eu sigo à risca. Foi ele quem inventou, por exemplo, fazer cupcake de polvilho.

Ainda sobre as séries, eu sempre mostro algumas cenas (muito bem selecionadas) antes de gravarmos o vídeo, para ele saber do que se trata. Mostrei o Heisenberg e o Pinkman no laboratório e falei que eles eram cientistas fazendo experiências. Mostrei um pouco de Stranger Things e ele adorou as crianças (sempre fala da Eleven). Eu não quero que ele as assista de verdade, até ter idade apropriada para isto. Mas quando chegar a hora, vou incentivar e até assistir com ele, pois acredito que essas séries podem ensinar muita coisa (“amigos não mentem”). E não creio que Breaking Bad, por exemplo, seja má influência, pois quem assistiu de verdade sabe que uma de suas mensagens é a de que o crime não compensa.

Enfim, espero ter esclarecido mais esta dúvida. Obrigado, amigos, por acompanharem o blog! E, como diria o Tiago, inscreva-se no canal!

Um abraço

quinta-feira, 2 de março de 2017

Afinal, o que é "Cagou-se o Bieche?"


Aqui está a resposta para uma das maiores dúvidas dos fãs do Show do Tiago!

Bem, quando começamos a fazer os vídeos, imaginei que o público se concentraria somente na região de São Mateus do Sul (PR) e cidades vizinhas, que é onde estão grande parte dos nossos amigos e familiares. Por isso achei interessante usar gírias e expressões típicas dali, e a primeira que lembrei foi "Cagou-se o Bieche".

Acho que agora todos vocês já sabem em que situação esta frase é usada: quando alguma coisa sai errado. Só pelo verbo com que a expressão inicia já dá pra saber que tem a ver com merda (desculpe o palavreado, mas não tem outro jeito de explicar isto). O Tiago, por exemplo, fala isso quando derruba alguma coisa. Mas ela pode ser utilizada em milhares de outras situações: quando fura um pneu, quando você tira uma nota baixa na prova, etc.

Mas a maior curiosidade é: O que é Bieche? E por que ele cagou-se?

Bem, para quem não sabe, São Mateus do Sul é uma cidadezinha às margens do rio Iguaçu, colonizada por poloneses e conhecida como a capital do cultivo da erva mate.

Lá tem muitas famílias tradicionais de descendência polonesa, com sobrenomes complicados, alguns cheios de consoantes e poucas vogais, cuja pronúncia é bem diferente da grafia. Um deles é Bieche, que na verdade não é assim que se escreve, mas muitas pessoas pronunciam assim. 

A expressão Cagou-se o Bieche é bem antiga, usada há no mínimo duas gerações – os bisavós do Tiago já falavam no tempo deles! Mas é algo bem regional, restrito ao município. Acho que todos os moradores mais antigos já ouviram falar e a utilizam, mas se isso for falado em alguma cidade vizinha, não será compreendido.

Eu nunca soube exatamente quem foi o Bieche e nem por que algum dia ele cagou-se, mas recentemente ouvi uma explicação que me pareceu sensata. Na verdade, a forma correta seria “Cagou, Seu Bieche”, e teria sido dita por uma mulher a seu marido, quando o carro da família encalhou. Não lembro quem me contou esta história e não sei se é verdadeira, então se alguém souber a fonte, me avisa!

Ah, eu peço desculpas a qualquer membro da família Bieche que se sinta ofendido com a expressão, mas ela já faz parte da cultura são-mateuense e resistiu ao tempo. Quando surgiu devia ser muito usada quando a roda de uma carroça quebrava, ou quando faltava água no poço. E hoje, em tempos de internet, ela continua sendo falada, causando risos mesmo diante de alguma situação indesejável. 

Eu só nunca imaginei que isso estaria sendo ouvido e falado em tantas partes do Brasil e do mundo. E sabe o que seria legal? Se você, que está lendo agora, comentasse dizendo se já falou isso algum dia, em qual situação e de onde você é. Para o pessoal de São Mateus seria muito legal ler histórias como: "Oi, eu sou de Belém do Pará e já falei Cagou-se o Bieche quando sentei nos meus óculos". Ou então: "Olá, eu moro em Londres e falo Cagou-se o Bieche sempre que perco o ônibus". Seria engraçado!

Bem, espero que eu tenha explicado direito e acabado com as dúvidas. Obrigado por ler o blog, inscreva-se no canal do Youtube e um grande abraço!